Console da Nvidia roda Android, traz processador quad-core Cortex-A15 e GPU com 72 núcleos
A NVIDIA apresentou o console de videogame baseado no Android chamado de Projeto SHIELD, durante a CES 2013, para a surpresa de muitos, pois, até então, a companhia do camaleão não havia lançado um dispositivo com hardware próprio.
Hoje, a NVIDIA apresentou oficialmente o SHIELD para o consumidor final. O dispositivo estará disponível a partir de junho ao preço de U$ 349. Algumas lojas norte-americanas já confirmaram que venderão o SHIELD, dentre elas a Newegg, GameStop, Micro Center e Canada Computers, locais onde poderão ser feito as encomendas do console de videogame.
O SHIELD traz a seguinte configuração:
- SoC Tegra 4 – processador com quatro-núcleos Cortex-A15 e um processador extra para economia de energia e GPU com 72 núcelos;
- Controles físicos analógicos e direcionais com quatro botões A/B/X/Y
- Tela de 5 polegadas HD (720p) com interface sensível ao toque e sistema de áudio bass reflex;
- 2GB de memória RAM e 16GB de memória interna e slot para cartão microSD;
- Sistema operacional Android 4.2.2 Jelly Bean;
- Conexões Wi-Fi 802.11n 2X2 MIMO, GPS, Bluetooth 3.0, mini-HDMI, micro-USB 2.0 e saída para fones de ouvido de 3,5 mm.
- Conexões Wi-Fi 802.11n 2X2 MIMO, GPS, Bluetooth 3.0, mini-HDMI, micro-USB 2.0 e saída para fones de ouvido de 3,5 mm.
O sistema do SHIELD ainda permite fazer streaming de jogos se você tiver uma GPU GTX 650 ou superior ou conectar um cabo HDMI ao console e a uma TV de alta definição. O SHIELD vem com os jogos Sonic The Hedgehog 4 Episode II e Expendable: Rearmed pré-instalado. A Nvidia trabalha para fazer o trabalho inverso, permitindo que os jogos que rodam no PC possam ser controleados e reproduzidos no SHIELD.
A grande pergunta é se o NVIDIA SHIELD vai dar certo como console de videogame, já que esse tipo de dispositivo vem perdendo terreno para os smartphones e tablets que são multifuncionais e dispensam controles físicos, além de servir como telefone e dispositivo de acesso à internet e o SHIELD não possui entrada para chips SIM e acesso às redes 3G e 4G.
A pré-venda do SHIELD tem início no dia 20 de maio e os consumidores ainda terão alguns acessórios como uma bolsa e tampas personalizadas para colocar no dispositivo.
A grande pergunta é se o NVIDIA SHIELD vai dar certo como console de videogame, já que esse tipo de dispositivo vem perdendo terreno para os smartphones e tablets que são multifuncionais e dispensam controles físicos, além de servir como telefone e dispositivo de acesso à internet e o SHIELD não possui entrada para chips SIM e acesso às redes 3G e 4G.
A pré-venda do SHIELD tem início no dia 20 de maio e os consumidores ainda terão alguns acessórios como uma bolsa e tampas personalizadas para colocar no dispositivo.