Fabricante preferiu travar o bootloader e dificultar a vida dos usuários mais experientes
Na maioria das ocasiões, podemos liberar acesso root nos nossos dispositivos graças ao bootloader liberado e alguns bugs de segurança que existem e que conseguem passar pelos controles de qualidade dos fabricantes. Normalmente estas falhas de segurança não são tão graves para nos preocuparmos, e muito menos servem para algum programa mal-intencionado ou um hacker acessar nosso dispositivo, mas em todo caso, um bug é um bug. Por isso, na última atualização do kernel (núcleo) do Galaxy S4, a Samsung decidiu negar o acesso ao root, devido a m bug relacionado ao processador Exynos, mesmo que isso signifique fechar as portas para os fãs que querem rootear seu dispositivo.
O bug em questão permitiria ao usuário rootear o Galaxy S4, ou seja, poderiam conseguir o maior número de permissões possíveis. Normalmente, quando compramos um smartphone, este vem com um tipo de conta padrão que tem poucas permissões. Isso é feito para aumentar a segurança e para que o usuário um pouco menos experiente não exclua ou modifique partes vitais do sistema. O dano colateral são os fãs que possuem o conhecimento para modificar seu sistema de forma segura, mas não podem fazê-lo. Para conseguir isso, necessitam de acesso root, ou como se popularizou o termo rootear.
Como o fabricante tem negado essa opção, os hackers aproveitaram os bugs existentes no sistema para conseguir o acesso root e liberar essa informação. O problema é que, no caso do Galaxy S4, este bug é muitíssimo importante para a Samsung deixá-lo exposto. Sim, a forma deste “arranjo” é um pouco “desleixada”, e só mudou uma variável no sistema que impede o acesso ao root.
A solução seria usar uma custom rom, uma versão do sistema que contenha este bug. A parte negativa é que teríamos algo um pouco mais incerto, mas para a maioria dos usuário isso não seria um problema. De qualquer forma, mesmo tendo demorado um pouco para que a comunidade conseguisse dar um salto sobre o bloqueio da Samsung, já está disponível um patch que permite acessar o root do Galaxy S4.