Após infecção, malware impossibilita a desinstalação e exige que usuário pague para tirar falso vírus


A Symantec, uma das maiores empresas de segurança digital, acaba de anunciar um novo malware descoberto para a plataforma do sistema operacional Android conhecido por usar um artifício de falso antivírus, que ao infectar o aparelho, “sequestra” o dispositivo, não permitindo a desinstalação e emitindo um falso aviso de infecção.

O aplicativo possui um código malicio chamado de Android.Fakedefender, que se disfarça na aplicação antivírus mudando o status de segurança do telefone, induzindo o usuário a comprar a versão completa do aplicativo que custa U$ 100 com finalidade de remover as infecções que aparecem em janelas pop-ups que saltam na tela.

O aplicativo exige que o usuário adquira a versão paga para remover os vírus que simplesmente não existem. Ao tentar desinstalar a aplicação, os usuários mais leigos terão dificuldade em removê-lo, pois não basta ir nas configurações ou no aplicativo da Google Play Store e retirar o aplicativo instalado.

Caso você tente zerar o aparelho indo também nas configurações do aparelho, o malware também não permite apagar os dados diretamente do dispositivo. Nesse caso, somente fazendo um full wipe através de uma combinação de teclas ou com o software oferecido pela fabricante do aparelho. A Symantec, obviamente, sugere que você tenha a solução da desenvolvedora de aplicações de segurança, mas a prudência ao instalar qualquer coisa e evitando pegar apps fora da Google Play Store ainda são as melhores formas de se proteger.
Inicio » , » Descoberto malware que sequestra dispositivo Android
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário