Tudo sobre o poderoso smartphone da Samsung


A linha Galaxy S da Samsung vem se consolidando a cada lançamento como um grande sucesso de vendas e de críticas, despertando não só a atenção como também o desejo dos consumidores.
Neste review faremos uma análise dos principais aspectos e características da mais bem-sucedida investida da Samsung no mercado de smartphones, em sua mais nova versão, o Galaxy S4, lançado em março de 2013.
[ Design ]
O Galaxy S4 traz algumas pequenas modificações no design, que embora não sirvam para distanciá-lo do padrão visual da linha Galaxy, tem um acabamento melhor e detalhes que deixam sua aparência mais bonita, quando comparado com o Galaxy S3. O corpo é todo construído em policarbonato, com 136.6 x 69.8 x 7.9 mm e 130 gramas de peso, fazendo dele um aparelho muito leve e com um tamanho que proporciona uma boa pegada, pois embora não seja um aparelho pequeno, não é tão grande a ponto de chegar próximo à um Galaxy Note, por exemplo. 
Temos na lateral direita o botão Power e na esquerda o botão Volume. Na parte superior está o conector para fone de ouvido, enquanto o conector microUSB se localiza na parte inferior do aparelho. O compartimento da bateria é removível, o que facilita caso seja necessária a troca da mesma, ou o uso de baterias alternativas, e até mesmo a substituição da tampa traseira. O tipo do SIM Card utilizado é o MicroSIM. 
[ Tela ]
É difícil pegar um Galaxy S4 na mão e não se impressionar com a qualidade da tela Super AMOLED Full HD de 5 polegadas. Com uma resolução 1920 x 1080 o dispositivo proporciona uma excelente experiência de imagem, com um brilho e cores vivas e agradáveis. Jogar os mais diversos games disponíveis para a plataforma, navegar na internet e até assistir vídeos é extremamente agradável na tela do Galaxy S4.  
[ Câmera ]
A câmera principal de 13 MP é ótima, tanto na qualidade das fotos quantos nos diferentes recursos que oferece que são muito interessantes. O modo noturno deu uma melhorada, e agora é possível tirar fotos em locais com baixa iluminação com uma qualidade um pouco melhor, que não iguala, porém, a qualidade das fotos tiradas em ambientes iluminados, principalmente à luz do dia.  
Além do modo noturno, automático e panorama o Galaxy S4 possui muitos outros modos de câmera, como por exemplo:

Dual Shot: Permite tirar uma foto utilizando a câmera principal e a secundária, de 2 MP, ao mesmo tempo. Apesar das poucas e simples molduras, o efeito nas fotos é bem legal.  
Animated photo: Nesse modo você pode tirar uma foto e escolher alguns pontos da imagem para ficar em movimento. O resultado é um tipo de gif, onde apenas uma parte da imagem é animada, enquanto o restante permanece parado.  
Sound & Shot – Ao tirar uma foto, o aparelho grava um trecho de até 9 segundos do áudio e anexa à foto. Função interessante, mas pouco funcional no dia a dia, principalmente pela limitação de 9 segundos de gravação. Seria legal, por exemplo, em um show, tirar uma foto e gravar um trecho da música, mas com mais tempo.

Drama Shot – Um efeito bem legal, que tira várias fotos e depois cria uma montagem de uma pessoa ou objeto em movimento na mesma imagem. 
Além desses modos de câmera, dentre outros, o Galaxy S4 vem também com o aplicativo Story Álbum, que permite montar álbuns de fotos em diversos e interessantes formatos, facilitando tanto na hora de imprimir um foto livro, por exemplo, ou mesmo compartilhar com amigos e família.  
[ GPS ]
Eu já tive ótimas e péssimas experiências com o uso de GPS nos diversos aparelhos que já testei, mas fico feliz, pois nos últimos testes que fiz pude notar uma boa melhorar do recurso. No Galaxy S4 mesmo, o tempo de fixação é excelente. Eu uso muito o aplicativo Ingress, um jogo do Google que utiliza o recurso o tempo todo, e com o excelente tempo de fixação do GPS do S4, atrelado à excelente multitarefa do aparelho, eu posso passear entre diferentes aplicativos e quando volto para o jogo a fixação do sinal do GPS é quase instantânea. Claro que em ambientes fechados o tempo é um pouco maior, mas como podemos ver nos testes abaixo, não deixa de ser também um bom tempo.  
[ Armazenamento ]
O Galaxy S4 possui versões com 16, 32 e 64 GB, porém no Brasil foi lançado apenas a versão com 16 GB, que em minha opinião é muito pouco. Eu reclamo sempre disso e pretendo continuar, até ver uma mudança, principalmente porque destes 16 GB, menos de 10 GB está disponível para o usuário. Uma atualização já está sendo liberada mundo afora, sem previsão de chegar ao Brasil, com a promessa de resolver esse problema, mas enquanto isso não acontece, o jeito é se virar com o bem-vindo suporte à cartão microSD de até 64GB, que pelo menos pode ser utilizado para armazenar fotos, vídeos e outros tipos de arquivos. 
[ Aplicativos Pré-instalados ]
O Galaxy S4 vem com vários aplicativos instalados, mas não se preocupe, pois não se tratam daqueles aplicativos inúteis que as operadoras e fabricantes insistiam em tentar enfiar goela abaixo. São na verdade ótimos aplicativos, de qualidade e muito úteis. Alguns desses aplicativos são:

Dropbox: Dispensa apresentações, um dos melhores serviços de armazenamento de arquivos na nuvem.

Flipboard: Apresenta-se como Revista Social, é um integrador de vários canais de notícias com uma linda interface.

S Voice: O assistente pessoal inteligente por voz que foi um sucesso no lançamento do Galaxy S3 está ainda melhor no S4, principalmente agora que recebeu suporte ao PT-BR. Confira no vídeo abaixo um review do recurso rodando em português no Galaxy S4.
S Translator: Fale ou digite o que você precisa traduzir e ele responderá com a tradução. Traduz textos e voz automaticamente do português para o inglês ou vice versa. Suporta ainda traduções do inglês para até 8 idiomas diferentes, como italiano, francês, espanhol, coreano, alemão e português brasileiro. Nos primeiros testes funcionou muito bem, porém ultimamente tem dado muito erro de conexão com os servidores da Samsung, impossibilitando assim o seu uso.

Photo Reader: Um leitor óptico que serve para digitalizar cartões de visita, ler informações, URLs, QR Codes, etc. Não chega a ser uma grande novidade, mas é muito bem-vindo como aplicativo nativo.

S Health: Uma verdadeira suíte de ferramentas para monitorar a saúde e a boa forma dos donos do Galaxy S4.

Group Play: Com ele é possível compartilhar músicas e outros conteúdos com amigos que também possuam o recurso.

Samsung WatchON: Um dos recursos mais legais do Galaxy S4, que transforma o aparelho em um controle remoto universal de vários equipamentos diferentes. É possível controlar a TV, independente da marca, além do Home Theater, DVD e Blu-ray Player e, até mesmo, um condicionador de ar. Ele usa o seu infravermelho para enviar os comandos, assim como acontece com o controle remoto tradicional. Ele também pega informações de operadoras de TV por assinatura, apresentando um completo e útil guia de programação.

ChatON: O serviço de mensagens instantâneas da Samsung.

Além disso, estão presentes o Gravador de Voz, a loja de aplicativos Samsung Apps, S Planner, que é basicamente o aplicativo de calendário e agenda da Samsung. 
[ Sistema ]
O Galaxy S4 vem com a versão Jelly Bean 4.2.2 do Android, uma das mais recentes atualmente, e já tem atualização garantida para a próxima versão do Android, a 4.3, que já tem inclusive vazado por aí. E ele certamente possui um hardware que agüenta pelo menos mais umas duas ou três atualizações. 
O Android da Samsung, como todos já sabem, vem com a interface Touchwiz, tão querida por alguns e odiada por outros, que altera o sistema, deixando-o bem distante do Android puro da Google. E uma coisa que a Samsung fez bem no Galaxy S4 foi trazer junto com a Touchwiz uma série de recursos bem interessantes, e mesmo que boa parte não tenha muita utilidade prática no dia a dia, não deixam de ser impressionantes. Confira abaixo a descrição dos recursos, e no vídeo do review alguns destes são demonstrados na prática.

Smart Pause: Criado a partir da função Smart Stay do GALAXY S III. Quando você desvia o olhar, o Samsung GALAXY S4 pausa o filme que você estiver assistindo para que você não perca nada. Surpreendentemente, o Smart Pause reinicia de onde você parou, quando olhar para a tela de novo. O recurso, que é até que bem útil, funciona bem na maioria das vezes, mas vez ou outra costuma falhar, não funcionando como deveria.

Smart Scroll: Esse é um recurso que chama a atenção. Páginas web e emails se movem sozinhas apenas com base no movimento da cabeça ou inclinação do aparelho, sem o uso das mãos. Infelizmente o recurso só funciona em alguns aplicativos, como o navegador da Samsung, no serviço de emails nativo, etc. Nos aplicativos mais utilizados no dia a dia, como redes sociais, Chrome, WhatsApp, etc, o serviço não funciona.

Air View: Um recurso que começou a ser utilizado na linha Galaxy Note e agora foi incluído no Galaxy S4. Permite a pré-visualização de conteúdos e informações sem precisar tocar na tela.

Barra de Ferramentas Lateral – Multi-janela: Uma barra lateral mostra alguns aplicativos, mas não se trata apenas de alguns atalhos, mas de aplicativos com suporte ao recurso multi-janela. Sendo assim, você pode arrastar um aplicativo para a parte superior da tela, outro para a parte inferior e usar os dois ao mesmo tempo, dividindo a janela entre ambos.

Air Gesture: Provavelmente um dos recursos mais impressionantes do Galaxy S4, ao lado do Smart Scroll. Esse recurso permite controla o aparelho sem tocar na tela. Basta passar a mão na frente da tela, para navegar entre as fotos, alternar entre páginas do navegador e até exibir informações na tela de bloqueio. Também é possível atender ou recusar chamadas com um gesto. Esse sensor às vezes falha, sendo necessário às vezes passar a mão diversas vezes até ser reconhecido, além de ser confuso, pois muitas vezes o sensor interpreta a volta da mão incorretamente, voltando a imagem ou informação anterior contra a nossa vontade. Além disso, assim como o Smart Scroll, não funciona em qualquer aplicativo.

Modo Fácil: Um aparelho com tantos recursos e funções, pode ser muito confuso, principalmente para alguém que precisa apenas de um smartphone simples. Sendo assim, a Samsung oferece no Galaxy S4 o Modo Fácil, uma configuração que simplifica a interface do sistema, removendo a maioria das firulas desnecessárias para um usuário comum, melhorando a acessibilidade, tamanho dos ícones, etc.

O Galaxy S4 possui ainda NFC e DLNA, que pode ser utilizado através do aplicativo Samsung Link. 
[ Benchmark ]
Ter um sistema redondo e fluído não é o suficiente para algumas pessoas, que fazem questão de comparar o poder de fogo do Galaxy S4 com outros aparelhos. Sendo assim, vamos aos resultados dos testes realizados com alguns dos principais aplicativos disponíveis. Lembrando que os testes deste review foram realizados com um Galaxy S4 versão 4G, equipado com uma CPU Qualcomm Snapdragon 600 quad-core 1,9 GHz. 
[ Bateria ]
Nos primeiros testes a bateria de 2600 mAh se saiu muito melhor que a do S3, mas a medida que se vai usando, instalando aplicativos e tal, sente-se uma redução na autonomia, que pode ser leve ou agressiva, dependendo do perfil e condições de uso, que podem afetar muito o resultado. Sendo assim, os testes abaixo mostram apenas dois dos diversos resultados possíveis do uso de bateria no dia a dia.

Como se trata de um aparelho de uso pessoal, não foi possível testar a autonomia da bateria em condições de uso leve, mas pelos resultados obtidos com o uso moderado e intenso, é possível imaginar que usando apenas funções básicas, a bateria duraria dias. O problema é ter um aparelho poderoso, com tantos recursos, sensores e etc como esse e conseguir usar apenas funções básicas.

Em uso moderado, com navegação na internet, redes sociais, e-mails, 3G e Wi-Fi ligados, ligações e SMS, e fotos de vez em quando, a duração da bateria chegou à mais de 15 horas e 39 minutos. 
Quando usado intensamente durante o dia todo, desde o despertador pela manhã, e-mails, ligações, SMS, bate-papo, navegação, redes sociais o tempo todo, muitas fotos e compartilhamento de imagens, Ingress, mapas, GPS, jogos, etc, com a dobradinha Wi-Fi/3G ativada o tempo todo, a bateria alcançou a duração de mais de 11horas e 53 minutos. 
[ Vídeo Review ]


[ Especificações ]
Sistema Operacional
Android 4.2.2 (atualização confirmada para 4.3)
Lançamento
março de 2013
Dimensões
136.6 x 69.8 x 7.9 mm
Peso
130 gramas
Resolução de Tela
1920 x 1080 pixel
Densidade de Pixels
441 ppi
Tela
5 polegadas Super AMOLED Full HD
Sim Card
Micro
Memória RAM
2 GB
Processador
3G: Samsung Exynos Octa-Core 1,6 GHz4G: Qualcomm Snapdragon 600 quad-core 1,9 GHz
Memória Interna
Versões com 16 Gb, 32 GB e 64 GB
Suporte à Cartão SD
Sim, até 64 GB
NFC
Sim
DLNA
Sim
Câmera Principal
13 Mp, 4128 x 3096 pixel
Câmera Secundária
2 Mp
Filmagem
Full HD, 30 fps, autofoco e estabilizador
Rádio FM
Não
Bateria
Lítio 2600 Mah Removível
Preço no Brasil
R$ 2.499,00 - versão 4G
R$ 2.399,00 - versão 3G
Inicio » , » Galaxy S4, uma análise detalhada do smartphone da Samsung
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário