Realidade Virtual no Android segundo o Durovis Dive

Projeto transforma smartphone em dispositivo 3D com sensor de movimento e muito mais


Nos anos 90, a sensação era usar aquelas “coisas” enormes na cabeça, que simulavam realidade virtual a partir do movimento do jogador. Mas não deu muito certo. A tecnologia voltou com o lançamento dos Óculos VR Rift para games, que está se posicionando como objetos de muitos olhares invejosos, juntamente com outros projetos menos profissionais.
Durovis Dive é um desses projetos, e é muito interessante porque aproveita a potência e as possibilidades do nosso Android. Por enquanto só são suportados os dispositivos Nexus 4 e 7, Samsung Galaxy S3 e Galaxy Nexus, e seu criador, Stefan Welker, só utilizou a engine gráfica do Quake 2 (cujo código é livre) para demonstrar as possibilidades do aparato.
A tela do smartphone mostra a imagem repetida, de tal maneira que a ao colocarmos as lentes, se obtém o efeito 3D que esperamos. Ainda que pareça algo simples, inclui a possibilidade de ajustar o foco das lentes, o que é bem mais difícil do que parece. Para o movimento da cabeça do jogador, é utilizado o mesmo sistema de acelerômetros, giroscópios e bússolas incluídas nos smartphones atuais. É possível ver no vídeo (mais abaixo) que há uma latência entre o movimento da cabeça e o movimento do jogo. A verdade é que é quase imperceptível e que deve servir para a jogabilidade dos usuários.
Talvez o melhor de tudo seja o enfoque aberto com o que o criador tem apresentado. Incluindo a possibilidade de obtermos o projeto em 3D para criarmos nossa própria versão, caso tenhamos acesso a uma impressora 3D. Mas, caso não tenhamos, podemos esperar para a data de saída da versão final, prevista para agosto desse ano. Veja o vídeo com a demonstração:
Inicio » , » Realidade Virtual no Android segundo o Durovis Dive
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário